Normas para Trabalhos Acadêmicos

Os manuais abaixo são recomendados para elaboração dos trabalhos acadêmicos dos cursos da FECAP.  Se necessário consulte as normas vigentes que estão disponíveis para consulta local na biblioteca.

    Para normalização de trabalhos do colégio, cursos de graduação e pós-graduação.

 

               Para normalização de artigos e dissertações dos cursos de mestrado.

 

DOCUMENTOS E TEMPLATES

Mestrado

Pós-Graduação Lato Sensu

Graduação

Ferramentas Anti-Plágio

 

Os programas que permitem verificar a ocorrência de plágio são algoritmos que fazem a comparação entre um texto apresentado pelo usuário com o que está disponibilizado na internet de forma geral, mas também os conteúdos de instituições e aqueles que são de acesso restrito apenas para quem tem assinatura. Sendo assim, os programas pagos conseguem verificar mais similaridades de texto porque mantém acordos comerciais com instituições e empresas, conseguindo que o algoritmo confronte o texto do usuário com mais fontes.

O alcance dos programas gratuitos, por sua vez é limitado devido a essas restrições de acesso. Por este motivo, o mesmo texto apresentado por um usuário pode ter relatórios de similaridades bem diferentes gerados por softwares gratuitos e pagos. Além disso, os relatórios de similaridades gerados pelos softwares, sempre precisam ser analisados e interpretados.

A lei de direitos autorais permite o uso de determinados conteúdos em certas finalidades que não tenham interesses comerciais, como por exemplo, no campo educacional ou de pesquisa, desde que a fonte utilizada seja citada e identificada. Portanto, mesmo que o relatório reconheça trechos copiados, se isto estiver feito da forma requerida pelas normas legais e convenções de escrita, não há configuração de plágio.

Há várias ferramentas (softwares) para detecção de similaridades e plágio disponíveis na internet. Contudo, há poucos estudos e análises sobre a eficácias destes recursos, que dependem de aspectos como qualidade do algoritmo de busca, bases utilizadas para a recuperação de similaridades entre outros aspectos.

De acordo com um estudo europeu (FOLTÝNEK, 2020), listamos abaixo os melhores softwares disponíveis para os usuários (pessoas físicas):

FERRAMENTAS

www.plagscan.com

www.unicheck.com

www.strikeplagiarism.com

www.plagiarismcheck.org

Para mais informações e atualizações sobre o plágio, consulte este canal:

https://www.youtube.com/channel/UCQziCh7dJ6cvP9ZiUVoFBWA

 

Manual para aprofundamento:

KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.

FOLTYNEK, T. et al. Testing of support tools for plagiarism detection. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n.46, p.31, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-020-00192-4

 

Ponderações e dicas para se evitar o Plágio Acadêmico

Qualquer dúvida, procure um bibliotecário.

Go to Top