NOVAS AQUISIÇÕES

Clique para visualizar as novidades da Biblioteca!

Livros Acadêmicos

FINANÇAS PÚBLICAS: TEORIA E PRÁTICA NO BRASIL

Autor: GIAMBIAGI, Fabio; ALÉM, Ana Cláudia D. de    Descrição Física: 539 p.
Localização: 336.81 G432fp 5.ed.-2016                        Editora: Elsevier

O livro parte de uma resenha da teoria das finanças públicas e dos conceitos básicos relevantes para o caso brasileiro, fazendo um apanhado histórico-institucional e analítico dos principais problemas fiscais das últimas décadas no Brasil. Além disso, discute questões relevantes, como o sistema tributário, a situação da Previdência Social, a dinâmica da dívida pública, o federalismo e outros temas.

GESTÃO PÚBLICA: ASPECTOS ATUAIS E PERSPECTIVAS PARA ATUALIZAÇÃO

Autor: DIAS, Reinaldo                  Descrição Física: 196 p.
Localização: 351 D541g 2017     Editora: Atlas

A Administração Pública desempenha papel fundamental na realidade contemporânea de qualquer país. Do nascimento até a morte, o indivíduo em sociedade estará em contato permanente e constante com algum organismo ou serviço público. O setor público consome porcentagem importante da riqueza da nação e proporciona trabalho a todo tipo de ocupações e profissões. Os desafios enfrentados pelos Estados têm crescido de forma exponencial e a demanda da população por produtos e serviços das organizações públicas aumentou significativamente em abrangência e complexidade, o que provocou mudanças no modo de pensar e agir dos gestores públicos. Como se sabe, mudar exige posicionamentos técnicos, teóricos e conceituais, além da integração de saberes. A perplexidade e a aceitação de desafios inusitados tornam-se peças fundamentais nesse ambiente contemporâneo em que estão imersas as organizações públicas. Nesse contexto, o livro enfatiza o processo histórico brasileiro para uma melhor compreensão e contextualização da administração e das políticas públicas, levando em consideração que a institucionalização das práticas atuais pode ser encontrada no passado. Livro-texto para a disciplina Gestão Pública dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública e Escolas de Governo. Obra de referência e consulta para profissionais das administrações federais, estaduais, municipais e autárquicas.

RÁDIO E MÍDIAS SOCIAIS: MEDIAÇÕES E INTERAÇÕES RADIOFÔNICAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO.
Autor: KISCHINHEVSKY, Marcelo      Descrição Física: 148 p.
Localização: 302.23 K61r 2016          Editora: Mauad X

O rádio é hoje um meio de comunicação expandido, que extrapola as transmissões em ondas hertzianas e transborda para as mídias sociais, o celular, a TV por assinatura, sites de jornais, portais de música. A escuta se dá em FM, AM, mas também em telefones celulares, tocadores multimídia, computadores, notebooks, tablets, ao vivo ou sob demanda. Neste cenário de reconfiguração da mídia sonora, também a produção, a edição e a veiculação de áudios ganharam agilidade, amplificando a voz de novos atores sociais. Este livro não trata da história do rádio, mas de seus horizontes. Não sob um viés tecnicista, e sim numa perspectiva que leva em conta o papel do rádio na construção e na negociação de identidades locais, regionais, nacionais e mesmo transnacionais. Interessa, aqui, mapear e compreender esse rádio constantemente desafiado, mas que permanece relevante no novo ecossistema midiático, consolidando sua presença em novas plataformas de distribuição, circulação e consumo.

NÓS SOMOS A MUDANÇA QUE BUSCAMOS: OS DISCURSOS DE BARACK OBAMA.

Descrição Física: 318 p.
Localização: 320 N897 2017 Editora: Best Seller

Reunindo 27 dos seus melhores discursos, “Nós somos a mudança que buscamos” é um livro tocante e contundente que nos permite ter contato com a essência do pensamento do ex-presidente Barack Obama. Obama entrou para a história dos Estados Unidos da América por muitos motivos, entre eles, ser o primeiro presidente negro de um país que registou uma das mais longas e infames segregações raciais do planeta e por sua eloquência comparada a poucos dos seus antecessores. Impulsionado pela própria capacidade de mudança e capaz de persuadir outros tantos a mudar, Obama marcou uma era de ressignificação do ideal americano e busca por um mundo mais justo e igualitário. Seus discursos são um convite para a esperança em um contexto atribulado que só será transformado com a firme crença na melhora e pelo desejo de mudança vivo em cada um de nós.

A CORDA

Autor: RITTNER, Marcos.                        Descrição Física: 348 p.
Localização: 658.9 R615c 2016              Editora: Ed. Do Autor

O livro conta como uma empresa de sucesso, boa reputação e bons produtos, se enveredou por uma crise que pode agora destruí-la. Funcionários e executivos interagem com consultores e empresas externas, na trama que envolve sócios, engenheiros, recepcionistas, contadores, o presidente. Referências à Teoria das Restrições, Oceano Azul, Como Influenciar Pessoas e varias obras de gestão empresarial de vanguarda. O autor revela: “Não tenho a pretensão de ensinar, ser Professor, ou ocupar o espaço da Escola. Através da história, eu mostro como é importante estudar e aprender o que se ensina em Economia, Administração de Empresas e Engenharia de Produção. Há personagens no livro que estão no meio acadêmico, alunos e professor, que discutem a teoria e os métodos ensinados. Os Consultores mostram como se aplica este conhecimento na vida real das empresas. Para capturar oportunidades em qualquer crise.”

Literatura Geral

EU MATEI JK.

Autor: MAMEDE, Gladston               Descrição Física: 154 p.

Localização:  869.93 M264e 2016    Editora:  Longarina

Ele mora numa das quitinetes do velho Edifício Maletta, no centro de Belo Horizonte. Parece que um aposentado que não tem filhos, mulheres ou família. Nem amigos. Ninguém lhe dá importância, bora carregue um segredo essencial sobre a história brasileira: ele foi o atirador que matou Juscelino Kubistscheck de Oliveira. 

 

O APANHADOR DE SONHOS

Autor: KING, Stephen                      Descrição Física: 654p.

Localização: 813 K54apa 2001       Editora: Objetiva

Em ‘O Apanhador de Sonhos’, Stephen King cria uma história sobre a verdadeira amizade e a memória. Num texto assustador e emocionante, conduz seus personagens por uma batalha inigualável com o mundo das trevas. Eles ainda eram meninos quando viveram uma experiência que os marcaria para sempre, em Derry, a cidade mal-assombrada do Maine. Eram quatro meninos, com seus sonhos e seus medos. Quatro amigos que juntaram suas forças e foram capazes de um grande ato de coragem. A partir dali, tudo mudou, mas eles levariam um bom tempo até se darem conta disso. O tempo passou. Outros caminhos, outras histórias, mas continuaram amigos. Cúmplices. Todos os anos, onde quer que estejam, interrompem suas vidas para uma temporada de caça nos bosques do Maine. Um momento para recordarem o passado e fortalecerem o sentimento que os une. Nesse ano, algo diferente acontece: um forasteiro surge repentinamente no acampamento. Confuso, ele murmura frases desconexas. Assustado, fala de luzes no céu. Sua voz soa em meio ao grupo como uma estranha e aterradora profecia. Logo, os amigos percebem que o homem dizia a verdade e se encontram envolvidos numa luta contra uma poderosa criatura. Para sobreviver, terão de resgatar algo perdido na infância e contar com a ajuda do Apanhador de Sonhos.
PÃO E CIRCO: A DECENTE PRODUÇÃO DISCENTE E DOCENTE DO COLÉGIO FECAP
 
Autor:  Colégio FECAP        Descrição Física: 134p.
Localização: 869.3108 V863 2014       Editora: Saraiva
 
Povo enganado por uma falsa diversão, sujeitando-se aos desmandos de um governo corrupto que lhe negava o direito de participar do processo decisório em uma cidade alimentada por injustiças históricas. Assim, a “política do pão e circo” conseguiu subverter as diferenças econômicas por meio de um paternalismo que cegou a população, impedindo-a sorrateiramente de atuar na defesa de seus interesses de classe. A História só tem sentido quando se torna capaz de revolucionar as idéias, modificar atitudes, construir novos projetos, tirar o pé do chão e nos fazer mergulhar na verdadeira luta pelos nossos direitos! 

 

QUEDA DE GIGANTES
 
Autor: FOLLETT, Ken                   Descrição Física:  910p.
Localização: 823 F667q 2010      Editora: Arqueiro
 

Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. Queda de gigantes, o primeiro volume da trilogia ‘O Século’, do consagrado Ken Follett, começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente ¿ as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos. De maneira brilhante, Follett constrói sua trama entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. O resultado é uma envolvente lição de história, contada da perspectiva das pessoas comuns, que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ajudaram a fazer a Revolução Russa e tornaram real o sonho do sufrágio feminino. Ao descrever a saga de famílias de diferentes origens uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã, o autor apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista. Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos em busca de um futuro melhor. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha. Enquanto a ação se desloca entre Londres, São Petersburgo, Washington, Paris e Berlim, Queda de gigantes retrata um mundo em rápida transformação, que nunca mais será o mesmo. O século XX está apenas começando. 

 

20 REGRAS DE OURO PARA EDUCAR FILHOS E ALUNOS: COMO FORMAR MENTES BRILHANTES NA ERA DA ANSIEDADE

Autor: CURY, Augusto                   Descrição Física:  207p.

Localização: 152.4 C982v 2017    Editora: Planeta

 Um dos mais respeitados psiquiatras brasileiros e autor de inúmeros best-sellers, Augusto Cury vem se dedicando ao estudo da educação há anos. Já publicou livros e artigos a respeito mas, desta vez, ele escreve um livro que servirá de guia para pais e professores. Como ele mesmo diz- Não mudamos ninguém, mas podemos usar ferramentas de ouro para que eles mesmo se reciclem, reescrevam sua história e dirijam seu próprio script. Conheça abaixo algumas das 20 regras de ouro de gestão da emoção que Cury explica neste livro-Compreender o eu maduro e o imaturo. Colocar limites inteligentes. Pacificar a mente dos filhos e alunos. Não elevar o tom de voz. Jamais criticar excessivamente Conhecer a nova geração. Prevenir a intoxicação digital. Ter alergia a ser entediante e chato. Dialogar com inteligência. Não piorar o outro. 

DVDs

  SING: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

 DIRETOR: JENNINGS, GARTH                 Duração: 107 min.

 Localização: DVD 791.4334 S617 2017  Gênero: Animação

Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio.

 MINHA MÃE É UMA PEÇA

 DIRETOR: PELLENZ, ANDRÉ                   Duração: 84 min.

 Localização: DVD 791.43617 M664 2013  Gênero: Comédia

Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, aposentada e sozinha, tem como preocupação maior cuidar dos filhos. Mas agora que eles cresceram e não param de confrontá-la, a solução será dar um gelo e sair de casa. Sem um trabalho ou um companheiro, a dona de casa resolve desabafar com a tia idosa.

  FANTASIA

 DIRETOR: DISNEY, WALT                     Duração: 198 min.

 Localização: DVD 791.4334 F216 2010  Gênero: Animação

Com diversos seguimentos animados, acompanhados de diferentes músicas clássicas, esta edição especial traz os seguintes filmes – ‘Fantasia – Versão Clássica (1940)’ e ‘Fantasia – Versão 2000′.

  DETONA RALPH

  DIRETOR: MOORE, RICH                        Duração: 101 min.

 Localização: DVD 791.4334 D482 2013    Gênero: Animação

Ralph é um vilão de videogame que está disposto a provar que também pode ser um mocinho e ser tão adorado quanto seu adversário de jogo. Nesta jornada, ele conhece a jovem encrenqueira Vanellope, que lhe ensina o verdadeiro significado de heroísmo.

Periódicos

ESTUDOS ECONÔMICOS

Publicação: v. 48, n. 1, jan./mar. 2018            Descrição Física: 209 p.
Editora: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Contribuir para a difusão do conhecimento científico em Economia. A Estudos Econômicos publica trabalhos inéditos em todas as áreas da economia, de autoria de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Criada em 1971, a Estudos Econômicos é uma publicação trimestral do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo .

REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA=BRAZILIAN JOURNAL OF POLITICAL ECONOMY

Publicação: v. 38, n. 1, jan./mar. 2018         Descrição Física: 214 p.
Editora: Editora 34

O Centro de Economia Política é uma associação de caráter cultural que publica, desde 1981, o Brazilian Journal of Political Economy / Revista de Economia Política – e realiza seminários e conferências regulares sobre o problema do desenvolvimento econômico e social e a estabilidade macroeconômica. Os seminários mensais do Centro de Economia Política estão voltados para a discussão do desenvolvimento econômico e social. Nos últimos anos vêm dando atenção prioritária ao novo desenvolvimentismo e sua macroeconomia desenvolvimentista.


REVISTA INTERESSE NACIONAL

Publicação: v. 10, n. 41, maio/jul. 2018       Descrição Física: 61 p.
Editora: Interesse Nacional

A edição 41, que marca o início do 11º ano da Interesse Nacional, tem sete artigos. O primeiro é, em verdade, um diálogo entre dois conselheiros da Revista – José Gregori, que foi ministro da Justiça no governo FHC, e Renato Janine Ribeiro, que foi ministro da Educação no segundo governo de Dilma Rousseff. Eles foram convidados pelo Conselho Editorial a conversar sobre se é possível o PT e o PSDB superarem certas divergências e construírem uma agenda mínima com temas convergentes. Muitos acham isso um sonho. Mas, por que não sonhar pensando no pós-eleição caso novamente PSDB e PT disputem o segundo turno? Nesse caso, algum tipo de convergência seria importante para o interesse nacional, em especial nas políticas de inclusão social. O texto é da editora Maria Helena Tachinardi.

GESTÃO E RH 

Publicação: v. 26, n. 137,  maio. 2018                    Descrição Física:  122 p.

Editora:  Gestão e RH

Com 26 anos de atuação no mercado de gestão de pessoas, o Grupo Gestão RH, através de seus produtos editoriais, treinamentos presenciais, entrevistas profissionais e pesquisas, buscam  de modo inovador, colaborar na atualização dos gestores de pessoas. A empresa tem por objetivo desenvolver e compartilhar conhecimentos, criando uma rede de relacionamentos na em todas as áreas das organizações. Anualmente a editora organiza Ciclo de Palestras, Workshops, Visitas Técnicas, Premiações e Eventos Especiais, que contam com a participação de vice-presidentes, diretores, gerentes de RH e de profissionais da área em geral.

geral.

Go to Top