Novas aquisições

Clique nos links abaixo para visualizar as novidades da biblioteca!

Livros Acadêmicos

 

  MANUAL PRÁTICO DE INTERPRETAÇÃO CONTÁBIL DA LEI SOCIETÁRIA 

 Autor: Marcelo Calvacanti Almeida                       Descrição física: viii, 305 p.

 Localização: 657.0218 A447m 2010                    Editora: Atlas

Esta obra representa uma inovação no mercado de livros de contabilidade no Brasil. O autor interpretou e exemplificou exaustivamente cada artigo contábil da lei societária brasileira, Lei nº 6.404/76, com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09 e com as regulamentações contábeis emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), no contexto de convergência das normas contábeis brasileiras com as normas contábeis internacionais. Os assuntos contemplados vão desde exercício social até combinações de negócios, incorporação, fusão, cisão, consolidação de demonstrações financeiras, instrumentos financeiros, demonstração dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado etc. O autor, com sua vasta experiência no mercado profissional e como professor universitário, conseguiu abordar temas extremamente complexos de forma prática e objetiva, transmitindo-os em linguagem de fácil entendimento pelo leitor. É uma obra atual, completa e única no mercado, e inclui também casos programados para estudo e respectivas soluções. Livro-texto par as disciplinas Contabilidade Societária, Contabilidade Geral e Contabilidade Intermediária dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Indicado para programas de desenvolvimento profissional e MBAs em Contabilidade Internacional, Análise Financeira e Finanças Empresariais. Leitura recomendada a profissionais de Contabilidade e Finanças.


 GESTÃO DO PROCESSO SUCESSÓRIO: PRESERVANDO O NEGÓCIO E ESTRATÉGIA

 Autor: Joel Souza Dutra, Tatiana Almendra Dutra    Descrição Física: xii, 221 p.

 Localização: 658.4 D978g 2016                            Editora:  Atlas

Embora seja uma questão sempre presente nas organizações, apenas mais recentemente o processo sucessório vem sendo estruturado e tem-se tornado cada vez mais importante. Trata-se, entretanto, de assunto complexo, já que envolve expectativas das pessoas em relação ao desenvolvimento e à carreira: as organizações precisam lidar com o processo sucessório de maneira aberta e transparente, mas, ao mesmo tempo, sem gerar falsas esperanças e ressentimentos.

Este livro é resultado de pesquisas realizadas nos últimos 18 anos em empresas tanto de capital nacional quanto internacional. Procuramos mesclar, em cada um dos capítulos, conceitos avançados de gestão do processo sucessório com os resultados de pesquisa e das experiências analisadas. Verificamos que as organizações, de forma natural, caminharam para a divisão da sucessão em duas partes, como se fossem dois processos dialogando continuamente. Um deles trata do mapa sucessório e o outro trata do desenvolvimento das pessoas capazes de assumir posições de maior nível de complexidade.


  SALA DE AULA INVERTIDA: UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM

 Autor: Jonathan Bergmann, Aarom Sams             Descrição Física: xi, 104 p.

 Localização: 371.3352 B499s 2016                     Editora:  LTC

Dar a mesma aula quatro, seis e até oito vezes, em um só dia, para turmas diferentes. Que professor nunca passou por isso? Quem conseguiu manter, em todas as exposições, a mesma energia e entusiasmo? E a aula sempre alcançou os objetivos planejados?
Em cada turma, alguns alunos certamente não entenderam uma parte da explicação e vários podem ter perdido algo do que foi dito. Mas na aula não há um botão de “pausa” nem é possível “voltar” um trecho para rever o assunto. É comum que, ao fazer as tarefas de casa, surjam as dúvidas – mas o professor já não está lá para apoiar.
A obra Sala de Aula Invertida ajuda a superar esses desafios. A ideia central é que o aluno assista previamente às principais explicações gravadas pelo professor ou estude o material indicado. O encontro presencial passa a ser a oportunidade para esclarecer dúvidas, realizar atividades, trocar conhecimentos e fixar a aprendizagem.
O sucesso da Sala de Aula Invertida na educação básica e superior, em escolas e universidades de diversos países do mundo – incluindo instituições de referência como Harvard e MIT – confirma que esse modelo chegou para revolucionar a relação dos alunos com o conhecimento.
Neste livro, os criadores do conceito explicam como usar adequadamente a metodologia e as tecnologias associadas, obtendo mais autonomia, mais motivação e melhor desempenho.


  MEU FILHO É UMA BAGUNÇA: ESTRATÉGIAS SIMPLES E EFICIENTES PARA SEU FILHO SER OBEDIENTE EM CASA E BEM-SUCEDIDO NA ESCOLA

 Autor: Martin L. Kutscher e Marcella Moran                  Descrição física: 142 p.

 Localização: 371.30281 K97m 2014                            Editora: Agir

 Nem todas as crianças aprendem e se organizam da mesma maneira. Esse é a principal mensagem dos autores Martin Kutscher e Marcella Moran, ambos especialistas em educação infantil.
Neste livro, os dois explicam as raízes dos problemas organizacionais das crianças e o papel dos pais em ajudá-los. Também descrevem diferentes estilos organizacionais e até mesmo o material escolar indicado para cada estilo de aluno e como criar uma área de estudo em casa.
Este livro fornece também um plano completo para um sistema organizacional doméstico, que inclui: melhor horário para fazer o dever de casa, planejamento de trabalhos extras e dicas de leitura para pais e filhos.

Periódicos

REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE

 Localização: v.45, n.222, nov. 2016                     

Esta edição aborda os artigos: Atuação da auditoria interna na percepção de gestores em uma empresa do setor de autopeças; Educação a Distância (EaD): a percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) acerca do Exame de Suficiência; Gestão de riscos econômico-financeiros: uma abordagem para o setor de prestação de serviços contábeis; Desafios de aprendizagem autônoma dos estudantes de Ciências Contábeis do curso de educação a distância à luz da teoria da Autodeterminação; Contabilidade Tributária: a utilização de métodos quantitativos para a análise de processos tributários; Informações de custos no setor público: um estudo de caso em uma universidade do Estado da Bahia.

 

 RBEP: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS

 Localização: v.97, n.246, maio/ago. 2016                        

 A edição da RBEP traz os estudos: Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano; Familia y escuela: crisis de participación en contextos de vulnerabilidad; A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica;Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais; Mediações em leitura: encontros na sala de aula; Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas; Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática; O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos; A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990; Narrativas autobiográficas de surdos ou de pessoas com deficiência visual: análise de identidades e de representações; O conceito de coletividade de Anton Makarenko, em seu poema pedagógico.

 

  GV EXECUTIVO

Localização: v.15, n.2, jul/dez. 2016          Editora: FGV-EAESP

 Esta edição apresenta uma entrevista exclusiva com Alexandre Borges, sócio e CEO da Mãe Terra. Visionário, o ex‑aluno da FGV/EAESP fala sobre sua trajetória como empreendedor e revela as tendências do mercado de produtos naturais e orgânicos para os próximos anos.

Completam este número as colunas: Fora da caixa (Otimistas convictos que não acreditam no futuro do Brasil), de Samy Dana; Educação (Escola sem partido não faz sentido), de Fernando AbrucioEconomia (Obstáculos ao ajuste fiscal), de Paulo Sandroni; e Sociedade e gestão (Discursos profundos, opiniões superficiais), de Amon Barros.

Literatura em geral

  COMO MATAR A BORBOLETA-AZUL: UMA CRÔNICA DA ERA DILMA

 Autor: Monica Baumgarten de Bolle                          Descrição Física: 268 p.

 Localização:  338.981 B724c 2016                           Editora: Intrínseca

  Conta-se que, na década de 1970, atormentados por uma superpopulação de coelhos, os ingleses adotaram uma política tão bem-intencionada quanto equivocada, que culminou com a extinção da borboleta-azul no sul do país. O triste fim da bela borboleta é a metáfora escolhida pela economista Monica Baumgarten de Bolle para descrever a desconstrução do Brasil durante os anos de Dilma Rousseff (2011-2016). Depois de o Plano Real reduzir a inflação a patamares suportáveis e permitir a implantação de um conjunto de políticas sociais mais inclusivas, a presidente chegou ao poder determinada a reformular tudo.

  A MARCA DA VITÓRIA

 Autor:  Phil Knight                                         Descrição física: 382 p.

 Localização: 926.58 K71m 2016                    Editora: Sextante

Phil Knight, o homem por trás da Nike, sempre foi uma figura envolta em mistério. Agora, neste livro franco e surpreendente, ele conta sua história. Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente. Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E mal acreditou quando conseguiu vender rapidamente todos os calçados de suas primeiras encomendas. Mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo não foi fácil, e Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte. Ele relembra a criação do nome e da logomarca – um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta -, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas. Também destaca as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, um grupo de desajustados geniais que rapidamente se tornou uma família. Com uma visão ousada e a crença no poder transformador do esporte, juntos eles criaram uma marca e uma cultura que mudariam os parâmetros de desempenho e superação para sempre.


  O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES

 Autor: Ransom Riggs                              Descrição Física: 335 p.

Localização: 813 R569o 2.ed.-2015          Editora: Leya

  O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.


  CIDADE DOS ETÉROS

 Autor: Ransom Riggs                                     Descrição Física: 383 p.

 Localização: 813 R569c 2016                        Editora: Intríseca

  Cidade dos etéreos dá sequência ao celebrado “O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares”, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine. Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares. Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

DVDs

 UM AMOR PARA TODA VIDA

 Diretor: Richard Attenborough                                  Duração: 117 min.

 Localização:  DVD 791.4363085 A524t 2007            Gênero: Romance

  Branagan, Michigan, 1941. A bela Ethel Ann (Mischa Barton) conquista o coração de três amigos: Teddy Gordon (Stephen Arnell), Jack Etty (Gregory Smith) e Chuck Harris (David Alpay), todos integrantes da aeronáutica. Ethel está apaixonada por Teddy e com ele vive uma grande paixão. Após o ataque japonês a Pearl Harbor os três amigos são chamados à guerra. Teddy e Ethel casam-se secretamente, com ele partindo com a aliança dela. Teddy ainda estabele um pacto secreto com Chuck, para que ele cuide de Ethel caso não retorne.

  STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA

 Diretor: J. J. Abrams                                                    Duração: 169 minutos 

 Localização: DVD 791.436308762 S795 2015      Gênero: Fantasia/Aventura

   Luke Skywalker está desaparecido há anos, e acredita-se que somente ele poderá restaurar a ordem dos cavaleiros Jedi. Uma nova força do mal surge nesse período, a Primeira Ordem, ao passo que a Resistência, liderada pela Princesa Leia, luta com o que pode para impedir seu avanço. Um exímio piloto da Resistência consegue completar o mapa que os levará até Luke, mas Kylo Ren, um misterioso agente da Primeira Ordem que domina os poderes dos Sith, está em seu encalço. Quem ajudará a preservar o segredo será um stormtropper em crise de consciência, Finn, e uma catadora de ferro velho, Rey. Os dois se unirão ainda à Han Solo e Chewbacca, que os encontrarão à bordo da Millennium Falcon e, juntos, partirão em busca de ajuda.

 MALÉVOLA

 Diretor: Robert Stromberg                                    Duração: 96 min.

 Localização: DVD 791.43615 B816 2012              Gênero: Fantasia

  Uma bela e ingênua jovem com atordoantes asas negras, Malévola leva uma vida idílica, crescendo em um pacífico reino em uma floresta, até que o dia em que um exército invasor de humanos ameaça a harmonia da região. Malévola surge como a mais feroz protetora da região, mas acaba sendo vítima de uma impiedosa traição um acontecimento que começa a transformar seu coração outrora repleto de pureza em pedra. Determinada a se vingar, Malévola enfrenta uma batalha épica contra o rei dos humanos e, como consequência, amaldiçoa sua filha recém-nascida, Aurora. Conforme a menina cresce, Malévola percebe que Aurora é a peça essencial para estabelecer a paz no reino e para a verdadeira felicidade de Malévola também.

 A GRANDE ESCOLHA

 Diretor: Ivan Reitman                                          Duração: 109 min.

 Localização: DVD 791.436203 G751 2014           Gênero: Drama

A equipe de futebol americano Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está ameaçado de demissão. No tradicional dia de contratação de novos talentos, Sonny deve provar ao mundo dos esportes que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.


Go to Top